Compliance Trabalhista

Estar em conformidade com a legislação trabalhista é uma enorme preocupação para empresas de qualquer setor. Gestores experientes sabem que prevenir problemas trabalhistas é mais econômico e vantajoso do que levar os problemas para a esfera judicial, por isso os conceitos de Compliance Trabalhista têm crescido nos últimos anos.

Compliance trabalhista é qualquer processo que visa o controle da relação entre a empresa e o empregado, elaborando um código de conduta e de boas práticas para manutenção de uma relação saudável. O compliance trabalhista garante uma relação mais alinhada entre empregado e empresa e pode garantir o cumprimento de todas as leis trabalhistas, ao mesmo tempo que mantém essa boa relação entre as partes.

Este conjunto de boas práticas é seguido pela organização, podendo ser dividido em certos momentos críticos:

  • Momento da contratação do novo funcionário
  • Durante o curso do contrato de trabalho
  • Ao término da relação contratual de trabalho

Para implementar um programa de compliance trabalhista dentro da empresa é interessante formar um comitê, tendo como membros um representante do departamento jurídico, um membro do RH, da auditoria, ouvidoria e também um representante dos próprios profissionais.

O escritório TIAGO AMARO & Advogados Associados oferece auditoria trabalhista e consultoria para implementação do programa de forma bem ativa, de acordo com os objetivos buscados e as regras para alcançá-los, além de orientar juridicamente empresas que não possuem um departamento jurídico.

Solicitar contato

Vamos agendar uma reunião e discutir como nosso escritório trabalhista pode ajudar em seu caso.

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google são aplicáveis.